quarta-feira, 27 de abril de 2011

Corvardes pagam PASSAGEM!

No princípio criou Deus os céus e a terra. Criou Adão, criou Eva. Então, tooodo esse tempo depois nos deparamos com seres humanos mais evoluídos em muita coisa mas ao mesmo tempo tão iguais à essência do primeiro homem e da primeira mulher.

A gente julga Eva, mas a gente deseja o proibido todo dia não é. A gente julga Judas, mas a gente trai Jesus todo dia. A gente julga Jonas, mas a gente foge todo dia.

“Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:2   Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.3   Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” Jonas 1:1-3

O plano B de Jonas era fugir. O plano B de Deus era uma baleia, para leva-lo de volta ao Seu plano A. Entende? É assim que Deus trabalha muitas vezes. Ele não nos impede de fugir, mas se Ele nos colocou um chamado importante nas mãos, graças ao tamanho de Seu amor, Ele faz o que nós pedimos em nossas orações e nem nos damos conta. “Deus, faça o que for preciso pra me manter no centro da Sua vontade.” Deus fez.

Nínive era chamada a “cidade do sangue”. Já Tarsis era o último porto do mundo conhecido,ou seja,Jonas não procurou apenas fugir da presença de Deus, ele estava disposto a ir ao fim do mundo! Além do mais a cidade de Tarsis era uma terra rica, o que incluía não só metais preciosos como animais raros. De encher os olhos.

Mas talvez um lugar belo como Tarsis seja o ultimo lugar que Deus queira te mandar.
Quem anda com Deus não tem medo de pedir demissão do emprego, não tem medo de cara feia pq falou a verdade. Pq com Deus eu posso ir a Nínive, mas sem Deus eu não vou ficar bem nem na melhor cidade do mundo.

Ele quer te mandar pra cidade do sangue (é o que “Nínive” significa), talvez você tenha que deixar seu emprego, sua família, sua igreja, seu conforto.


Jonas ouviu a ordem de Deus, olhou pra circunstância e resolveu mudar. Se vc foi chamado pro Afeganistão, nao queira ir pro Canadá. Se vc foi chamado pra favela, nao queira ir pro templo. Se vc foi chamado pra Nínive, nao queira ir pra Társis. Ou queira. Mas saiba que no caminho Deus vai te mandar uma baleia ou peixe grande (isso não faz muita diferença aqui). Por favor, não repreenda-a irmão.

No versículo 3 a gente vê o que acontece com o desobediente/covarde.


PAGA A PASSAGEM

Quem paga a sua passagem? Se vc tiver no centro da vontade de Deus, Ele te leva. Nunca mais dinheiro vai ser problema na sua vida, acredite no que eu to te dizendo. Se vc precisar de alguns testemunhos fresquinhos de provisão de Deus nessa área, me pergunta que eu vou ter o maior prazer em te contar. O desobediente paga do próprio bolso. Agora, vc ta no centro da vontade de Deus? Ele te leva. Se vc desobedecer é num peixe que Ele vai te levar. Se vc obedecer pode até ser num carro ou em algo mais convencional, hehehe.


Até Jope, Jonas podia escolher obedecer a Deus. Mas qndo ele chega em Jope.. ele COMPRA sua passagem. Imagina a familia de Jonas, os amigos da igreja. Se despedindo dele, chorando e falando “que homem de Deus, deixando tudo pra ir pra Tarsis”. Aprenda uma coisa, a pessoa certa no lugar errado cumpre um propósito furado. Furado pq? Pq se vc tem missões no seu coração, mas vc vai pra um lugar que Deus não te chamou, vc pode até pregar, vc pode até ganhar almas, mas vc vai ganhar 5 enqto poderia ganhar 500. Pq? Furado. Propósito furado. Vc é um enxerido e tá no lugar errado filho. Suas obras maiores estão em NÍNIVE. Pq tanta curiosidade por Tarsis? Se vc ainda está em Jope, eu respiro aliviada e oro pra que esse post abra seus olhos pra vc NÃO comprar sua passagem, procurar o valente que existe dentro de você, respirar fundo, arrumar sua mochilinha e ir pra Nínive.

Um sintoma claro da desobediência, a gente vê no versículo 6 de Jonas 1. Jonas dormindo.

O desobediente vive cansado. Pq? Pq ele carrega um peso q nunca mandaram ele carregar. Se vc quer um exemplo mais pop da Bíblia eu cito Davi, que ficou dormindo até tarde, em casa, enqto era pra ele estar na guerra. (Leia 2 Samuel 11) O que aconteceu com nosso rei dorminhoco? Adulterou. Pq? Lugar errado. Eu não estou querendo dizer que no lugar certo vc não vai ter tentações, mas meu querido, as ciladas do diabo já são inumeras qndo vc ta no lugar certo, imagina se vc ta no lugar errado? Entenda as proporções, entenda que existem consequências que não precisam ser suas, vc só precisa estar no lugar certo.

Pq tudo era cansativo pra Jonas naquela viagem missonária pro lugar errado? Pq ele estava na contramão de Deus. Com suas proprias forças vc não luta contra Deus, nao luta meeesmo
.
A baleia é Deus dizendo “eu te amo filho, não foge não”

Pq Deus te ama ele deu dons, Ele te deu as naçoes por herança, vc eh um projeto d Deus, não tenha medo. Vá pra Ninive, vá pro seu lugar.
  • “Eu estou com medo”
Remédio pro medo, segundo a biblia é amor. (1 João 4:18)
O povo de Deus não anda no sobrenatural pq tem medo. Se tem medo é pq ainda nao ama a Deus o suficiente. Quem anda pelo que vê não faz nada além do que se sente seguro. Nínive fala de sangue, de guerra, de comprar uma briga feia pelo nome de Jesus. Se Deus quer te mandar pra esse lugar, não fique lá em Tarsis estudando, cumprindo tabela, clamando pelo avivamento. Avivamento não vem com seminário, avivamento vem com morte da sua carne, renuncia e obediência. O Reino nao é implantado com seminário, mas com morte, guerra, luta. Sangue.
  • “Se Deus me ama, por que Ele não quer o meu conforto?”
Pq fora da sua zona de conforto, vc só depende dEle.

Em Jonas 2:10 quando Jonas ora a Deus, acerta as contas com o Papai e a baleia o vomita, eu entendi uma outra coisinha. Pirei. Você percebe que um peixe, um animal, sem inteligência, foi capaz de obedecer a voz de Deus de primeira? Deus mandou, ele vomitou. Já Jonas, cheio de inteligência e dons ouviu, entendeu e fugiu. Fala sério ein Jonas, aprenda com as baleias, poderia dormir sem essa.

Queridos, a fuga tem um preço. Esse é só um exemplo, a história de Jonas nos mostra como as misericórdias se renovam e como nunca é tarde pra voltar pro lugar de onde vc nunca deveria ter saído.  Mas vai por mim, se ouviu a voz de Deus, obedeça imediatamente, sem questionar. Ele tem o melhor pra você.


Texto escrito por Lenara no Não Morda a Maçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário